Quem somos nós

Vivência Pedagógica

Este blog, mantido por mim Mary Grace Andrioli, é fruto do trabalho realizado ao longo de 20 anos como educadora. Nasceu das comunidades de prática organizadas em listas de discussões on-line com educadores de todo o Brasil, quando eu ainda estava na graduação do curso de Pedagogia na Feusp (2002)  e passei a trabalhar com tecnologias na educação na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.  A imagem ao lado representa a primeira versão do site e que ficou ativa por muito tempo. É também o símbolo que estou usando para representar posts reproduzidos de lá. A primeira logomarca representa uma mão segurando o mouse dentro de uma tela que remete ao computador que tínhamos na época e o nome "Vivência Pedagógica".

Quando a Vivência Pedagógica foi criada, a partir das listas de discussão on-line, havia um movimento de implantação do uso das tecnologias nas escolas, por meio de laboratórios de informática.

Na época era tudo muito novo, especialmente para quem atuava na educação e por isso as listas de discussão eram espaços voluntários de trocas, aprendizagens, atuação e reflexão sobre a prática entre docentes

A lista pode ser vista ainda pelo web.archive: http://br.groups.yahoo.com/group/vivenciapedagogica/  e foi descontinuada, por isso o link que aparece lá (.com.br) não é o utilizado por mim atualmente.

Em 2005, com a ajuda do Fred do usabilidoido.com.br construímos o site da Vivência Pedagógica. Ele me recomendou o drupal, fez toda a instalação e a primeira arte. Desde então a comunidade cresceu muito e eu aprendi bastante o suficiente para prosseguir com a manutenção e alimentação do site. Cheguei a contar com vários colegas colaboradores na época também. 

Primeira versão do site Vivência Pedagógica. Logomarca lembra uma tela de computador com cantos arredondados e uma mão com contorno laranja segurando um mouse. O site tem todos os cantos arredondados com fundo metalizado em cinza claro. nas duas laterais há blocos de conteúdos (hiperlinks, etc) e no centro são organizados os posts.

Este mesmo site prosseguiu até meados de 2014, tendo sido invadido em 2013 e a partir daí não consegui me dedicar a sua manutenção, além de perder o domínio que foi a leilão e nunca mais consegui recuperar. Hoje, a versão do site Vivência Pedagógica que roda no dominio .com.br não é mantida por mim

O site vivenciaspedagogicas.com.br também não é meu. 

Depois de um tempo atuei em outros espaços e nunca mais consegui me dedicar da forma como fiz especialmente entre 2002 a 2014. Por esta razão neste ano (2020) resolvi voltar a organizar este espaço e resgatar manualmente um pouco do que foi construído por aqui e em outros locais, especialmente nas redes sociais.

Com o compromisso de dedicar meia hora por dia, espero não só recuperar tudo, mas manter esta organização por aqui.

Optei novamente por uma ferramenta de código aberto e livre, o wordpress, mas em uma hospedagem mais fácil de ser gerenciada e que me dá a liberdade de manter backups e ter domínio total do conteúdo publicado.