sobre

Retomando a comunidade virtual Vivência Pedagógica

Mary
Escrito por Mary em setembro 7, 2020
Junte-se a mais educadores

Entre para nossa lista e receba novidades com prioridade

A Vivência Pedagógica é uma comunidade de aprendizagem que nasceu em 2002, por meio de uma lista de discussão on-line hospedada no Yahoo Groups*. Depois de um tempo passou a ser um blog e assim foi mantida durante alguns anos.

A iniciativa nasceu quando eu ainda era estudante do curso de graduação em Pedagogia. Já nesta época passei a me interessar por compartilhamento de práticas com educadores de todo o Brasil e a primeira versão do site foi feita pelo Fred Van Amstel, do Usabilidoido.

Ao longo da minha formação vi o quanto as trocas com outros educadores, seja pelos meios digitais ou presenciais sempre foram um recurso potente de transformação. Muito do que sou e no que me transformei foi graças a Vivência Pedagógica e a outras redes das quais fiz parte também por meio dela.

Com o passar do tempo, passei a me dedicar a outras iniciativas, sendo a principal delas o Instituto Paramitas, onde fui cofundadora, vice-presidente em Diretora Pedagógica em 2009. A partir dali, também presenciei o crescimento das redes sociais e somado a tantas outras atividades, me descuidei do site da Vivência. O site foi invadido e em seguida perdi o domínio por descuido e falta de pagamento. Nunca mais consegui recuperá-lo e atualmente a versão .com.br não é mantida por mim.

Sempre quis retomar este projeto e cheguei a pensar em outros nomes, mas nunca encontrei algo que realmente representasse a essência da Vivência Pedagógica. Por esta razão registrei este domínio .net.

A ideia será republicar alguns posts antigos por aqui, refazer as listas de referências considerando o contexto atual e também convidar educadores queridos para compartilharem comigo suas reflexões aqui.

Também continua sendo um espaço aberto aos educadores inovadores da minha rede.

*Também perdi o acesso ao Yahoo Groups 🙁

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *